Integrantes

Alício Amaral
Juliana Pardo

Alício Amaral, ator-pesquisador, bailarino, músico e arte-educador, fundador da Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Danca (2000). Ministra o curso de extensão "Dança Dramáticas Brasileiras para o Trabalho do Ator/Bailarino/Músico" no Instituto de Artes da UNESP (SP). Formação musical (1996/1999) na Universidade Livre de Música (ULM-SP), onde estudou viola erudita com Henrrique Müller e integrou a Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo (OSJESP) sob regência do Maestro João Maurício Galindo. Integrou a equipe de professores e equipe pedagógica no Teatro Escola Brincante de Antônio Nóbrega e Rosane Almeida, em São Paulo de 2005 à 2013, ministrando cursos de Dança-Teatro e preparação para atores e bailarinos. Estudo do trabalho do ator com Carlos Simione, Raquel Scotti, Jesser de Souza e Naomi Silman, atores pesquisadores do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP – Campinas), Norberto Presta e Sabine Uitz (Grupo Via. Rossi de Teatro Contemporâneo, Itália), entre outros. Estudo de Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea com Beth Bastos, Neide Neves, Jussara Miller e Marinês Calori. Biomecânica Teatral com Gennadi Nikolaevic Bogdanov (Centro de Biomecânica Teatral - Itália), estudo teatral com Eugênio Barba e com os atores do Odin Teatret (Holstebro -Dinamarca). Desde 2008 estudos e intercâmbio de pesquisa teatral com o grupo Farm in the Cave e seu diretor Viliam Docolomansky (Praga-República Tcheca). Técnica de Teatro de Animação com o Grupo Sobrevento. Butoh com Tadashi Endo (Diretor do Butoh Center Mamu e do Butoh Festival Mamu em Gottingen, Alemanha). Clown com a mestra canadense Sue Morrisom e Luis Carlos Vasconcelos. Desde 2000, pesquisa os toques das rabecas de diferentes estados brasileiros e utilização deste instrumento para a cena.

 

Juliana Pardo, atriz-pesquisadora, bailarina e arte-educadora, fundadora da Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (2000). Ministra o curso de extensão "Dança Dramáticas Brasileiras para o Trabalho do Ator/Bailarino/Músico" no Instituto de Artes da UNESP (SP). Formação em Dança (1995) com Rainer Vianna, Marinês Calori e Regina Bellini, na Escola Klauss Vianna, em São Paulo. Artes Cênicas na ELT (Esc. Livre de Teatro/ coorden. Maria Thaís), onde estudou com Jean Pierre Kalestrianos, Antônio Araújo, entre outros. Mascára Neutra e Máscaras da Commédia Dell’Arte com Tiche Vianna e Maria Thaís. Estudo do trabalho de ator com Ricardo Pucceti, Carlos Simione, Raquel Scotti, Jesser de Souza e Renato Ferraccini, atores pesquisadores do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP – Campinas), Norberto Presta e Sabine Uitz (Grupo Via. Rossi de Teatro Contemporâneo, Itália), entre outros. Biomecânica Teatral com Gennadi Nikolaevic Bogdanov (Centro de Biomecânica Teatral - Itália), estudo teatral com Eugênio Barba e com os atores do Odin Teatret (Holstebro -Dinamarca). Desde 2008 estudos e intercâmbio de pesquisa teatral com o grupo Farm in the Cave e seu diretor Viliam Docolomanky (Praga-República Tcheca). Formada no processo didático e criativo da Técnica Klauss Vianna, por Jussara Miller em Barão Geraldo (Campinas). Estudo de Técnicas de Dança Clássica e Contemporânea com Beth Bastos, Angel Vianna, Adriana Grechi, Tica Lemos, entre outros. Técnica de Butoh com Tadashi Endo (Diretor do Butoh center Mamu e do Butoh Festival Mamu em Gottingen, Alemanha). Clown com a mestra canadense Sue Morrisom, Luis Carlos Vasconcelos e Cristiane Paoli Quito. Integra desde 2005 o grupo de formação pedagógica do Instituto Brincante em São Paulo, ministrando cursos de Dança-Teatro e preparação de bailarinos e atores. 

Cibele Mateus

Atriz-pesquisadora e dançarina da Cia. Mundu Rodá - Núcleo Manjarra, desde 2010. Atriz-dançarina do espetáculo SAMBADA DE REIS (Cia. Mundu Rodá - Manjarra). Atriz-pesquisadora do grupo de estudo “O trabalho do Ator/bailarino á partir das Danças Tradicionais Brasileiras” dirigido por Alício Amaral e Juliana Pardo, no Instituto de Artes da UNESP-SP. Co-fundadora da Cia. As Marias –  coletivo que estuda a poética da rua.

Com foco no treinamento do intérprete/criador, tem participado de oficinas e workshops cujos principais são: Máscara expressiva com Francesco Zigrino e bufão com Sofia Papo – Clã estúdio das artes cômicas/SP; Treinamento de máscara para o ator com Tiche Vianna e Ésio Magalhães - Barracão teatro/Campinas; “A palavra no espaço” com Frederico Santiago – Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança/SP; “A música como narrativa no teatro” ministrado por Cristina Bosch e Helena Castro - Galpão Meninas do Conto/SP. No “Centro de Pesquisa para Teatro de Rua – Rubens Brito SP” estudou danças brasileiras com Gracia Navarro, percussão com Alexandre Caetano, circo com Marcos Pavanelli e dramaturgia com Calixto de Inhamuns. Integrou o curso “A Arte do Brincante para Educadores” no Instituto Brincante – SP.

 

 (Grupo de Estudo da Cia. Mundu Rodá)
Voltar para a página anterior