DIÁRIO DE BORDO

FIGURAS INESPERADAS

MEMÓRIAS DA RABECA

 

MEMÓRIAS DA RABECA
 

Tantos Brasis num só pedaço de madeira. O novo espetáculo da  Cia. Mundu Rodá  é uma obra de resistência poética, em que o ator e músico Alício Amaral revela memórias guardadas por sete rabecas, através do diálogo entre o teatro, a música e a dança. 


Memórias que atravessam o tempo e o espaço, e colocam em foco dinâmicas das relações entre homem e rabeca, dando voz a fatos históricos que fazem parte da construção da identidade cultural brasileira. A rabeca torna-se os pés e as mãos do homem que a toca, e o homem torna-se a vibração de suas cordas e sua música. Um espetáculo teatral para escutar, através da palavra, do som e do corpo. 


A pesquisa artística foi realizada através de um profundo intercâmbio com rabequeiros da cultura Caiçara, Quilombola, e Indígena do litoral paulista; da pesquisa continuada dos artistas Alício Amaral e Juliana Pardo sobre os rabequeiros e comunidades do Nordeste Brasilerio (PE, AL e RN); e por meio de pesquisa histórica sobre rabequeiros que marcaram a música e a poesia no Brasil, como Fabião das Queimadas (1848-1928), escravo que comprou sua liberdade com o dinheiro conquistado através de sua rabequinha; e Cego Oliveira (1883-1977), que pelo fato de ser portador de uma visão subnormal, enxergava o mundo de uma forma singular. 

 


Ficha Técnica

Direção: Juliana Pardo.

Artista intérprete, composição e direção musical: Alício Amaral.

Dramaturgia: Cia. Mundu Rodá.
Cenografia e figurino: Eliseu Weide.

Iluminação: Eduardo Albergaria. 

Fotos: Daniel Cunha.

Colaboração/provocação artística: Jussara Miller, Roberta Carreri (Odin Teatret), e Luiz Fiaminghi.

Orientação/Rabequeiros tradicionais: Zé Pereira, João Firmino, Agostinho Gomes, Zé Lucas, Carlos Raymundo, Benedito Nunes, Oswaldo Curió, Luiz Paixão, Nelson da Rabeca e Damião.

Colaboração - Causo "Receita de Pacto": Paulo Freire. 




 

Diário de Bordo

Memórias da Rabeca | Pesquisa de Campo: Litoral Paulista.

Memórias da Rabeca | Intercâmbio com o Grupo de Fandango do Ariri |  Ariri-Cananéia-SP

Memórias da Rabeca |Intercâmbio com o Grupo de Fandango do Bairro do Rocio | Iguape-SP

Memórias da Rabeca | Oficinas

​VÍDEOS: PANAMÉRICA FILMES.

Voltar para a página anterior