WORKSHOPS

 

Treinamento Técnico do Ator /Bailarino

à partir das Danças Tradicionais Brasileiras

 

Neste workshop serão trabalhados diferentes elementos selecionados de algumas danças tradicionais brasileiras específicas como por exemplo o Cavalo Marinho, o Caboclinho, o Batuque Paulista, o Samba de Parelha, o Maracatu Rural e o Frevo, buscando destacar os princípios físicos que fundamentam estas danças. Estes mesmos elementos e princípios sistematizados pela Cia. Mundu Rodá permitem a construção de um treinamento técnico pessoal para o trabalho de atores e dançarinos.

Além do estudo biomecânico dos passos das danças, serão abordadas as corporeidades que elas constroem, enfatizando as qualidades de energias que elas despertam. Serão destacados os princípios comuns presentes no treinamento do ator/bailarino e na dança, como a transformação do peso em energia, o trabalho com diferentes níveis de atenção simultaneamente, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, impulsos como geradores de ações físicas, presença cênica, disponibilidade física, ritmo, precisão, coordenação motora, a relação com o chão e com o ar, a voz em ação, e o jogo.

 

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.

 

 

Construção de Partituras Físicas

 

O workshop abordará caminhos para construção de partituras físicas à partir de ações cotidianas, exercícios de criação em sala, e materiais trazidos pelos próprios participantes.

Estas mesmas partituras físicas elaboradas no espaço e tempo, contribuem para a organização do trabalho pessoal do ator/bailarino, para seu aprimoramento técnico, o estudo da presença cênica, da organicidade do movimento, e para construção da cena. A mesma partitura será explorada em diferentes dinâmicas, situações e qualidades de energia.

O workshop também se dedica ao treinamento vocal, á partir do trabalho de ressonadores corporais, o canto, o trabalho com o texto, e a relação entre ação física e ação vocal.

 

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.

 

 

Corpo Musical em Cena 

 

A oficina aborda caminhos para elaboração e desenvolvimento de estruturas musicais para a cena teatral, buscando a interação e utilização do espaço, do corpo, voz e de instrumentos musicais convencionais e não convencionais. Explora a potencialidade do corpo-musical em cena e as possibilidades de composições cênico-musicais coletivas.Busca sensibilizar e abrir percepções musicais no trabalho individual e coletivo dos participantes, através do trabalho de consciência corporal, treinamento de ressonadores vocais, presença cênica, canções tradicionais, improvisação de versos, jogos rítmicos, e a relação entre ação física e ação vocal.

 

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.

 

 

Cortejo Cênico Musical - Oficina Montagem

 

Explorando o teatro físico e a dança, além de estruturas musicais, toques de instrumentos, corporeidades e evoluções coreográficas de Danças Tradicionais Brasiliras, o workshop objetiva, em um primeiro momento, mergulhar nos principais elementos que constituem algumas danças tradicioanais e posteriormente utilizar estes elementos para formação de um cortejo cênico musical em espaços não convencionais. À partir da construção de estruturas cênico-musicais, o foco do workshop está na musicalização do ator/bailarino, na potencialização do corpo-musical em cena, e na utilização da arquitetura de espaços não convencionais para realização do cortejo.

 

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.

 

 

Máscaras Brasileiras: Figuras do Cavalo Marinho

 

O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco possui uma combinação básica de três elementos em sua representação: música, teatro e dança. Cerca de 74 figuras mascaradas fazem parte da sua encenação, cada qual com sua corporeidade, música específica, loa (poesia), dança e desenvolvimento na cena.

Além do estudo biomecânico dos trupés (passos), serão abordadas as corporeidades destas figuras, enfatizando as qualidades de energias que elas despertam. O trabalho sobre com diferentes níveis de atenção simultaneamente, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, impulsos como geradores de ações, presença cênica, ritmo, precisão, coordenação motora, a relação com o chão e com o ar, a voz em ação e o jogo cênico. 

A oficina proporciona um primeiro contato com este universo e o estudo prático de algumas destas figuras tradicionais e suas máscaras, abordando o jogo e a relação com a máscara brasileira, a comicidade e potencialidade de crítica (histórica, social e política) atuantes no brinquedo, além do trabalho com ressonadores vocais específicos e com o canto.

 

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.

 

 

Corporeidades e Sonoridades do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural  

para o Trabalho do Ator/Bailarino

 

Este workshop contempla uma investigação minuciosa dos diferentes elementos físicos, sonoros e energéticos presentes na Brincadeira Tradicional do Cavalo Marinho da Mata Norte de Pernambuco do Maracatu Rural (PE) para o desenvolvimento de  trabalhos de treinamento e criação do ator/bailarino. As corporeidades das figuras, as sonoridades dos brinquedos, o pulso, o ritmo, a biomecânica dos passos, suas diferentes qualidades de energia, o rito, o jogo, as evoluções coreográficas, e a própria celebração, aplicados ao trabalho de treinamento e criação do ator/bailarino.

 

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.

 

 

Oficina de Rabeca

 

A oficina proporciona um primeiro contato com o universo sonoro da Rabeca, instrumento de arco usado em diversas manifestações populares brasileiras. Para iniciantes e iniciados, o workshop é baseado no método de rabeca desenvolvido por Alício Amaral, à partir da convivência e estudo com mestres rabequeiros de diferentes Estados do Brasil.

Em foco neste workshop, o recorte da pesquisa de campo realizada sobre os toques de rabeca e rabequeiros da Zona da Mata Pernambucana. Aborda exercícios e toques da rabeca presente na manifestação popular do Cavalo Marinho, Boi de Reis, e no Forró Pé de Serra.

 

Com: Alício Amaral.

 

Preparação corporal e Orientação Cênica 

 

Ao longo dos anos a Cia. Mundu Rodá vem colaborando artisticamente com diversos grupos e artistas, nacionais e internacionais, seja no campo da dança, música e/ou do teatro. Através de uma metodologia própria, a Cia. Mundu Rodá atua na preparação corporal, orientação/provocação cênica, direção de criação, direção de movimento, treinamento técnico para atores/bailarinos, preparação muiscal, criação de trilha sonora e coreografia.

Oficina "Corporeidares e Sonoridades do Cavalo Marinho para o trabalho do Ator/Bailarino (Ministrada para Cia. Antônio Nóbrega de Dança/SP em 2012, por Cia. Mundu Rodá.