DIÁRIO DE BORDO

FIGURAS INESPERADAS

 

Figuras Inesperadas
 

FIGURAS INESPERADAS é a mais nova montagem da Cia. Mundu Rodá, contemplada pelo edital PROAC “PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO INÉDITO NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

O espetáculo cênico-musical parte dos arquétipos das figuras (personagens) mascaradas da dança dramática do Cavalo Marinho Pernambucano, registradas ao longo dos 15 anos de pesquisa da Cia. Mundu Rodá. Nesta nova obra a Cia. mergulha na construção de uma narrativa poética que dialogue com a tradição e o teatro contemporâneo, partindo da investigação dos diferentes elementos que constituem tais figuras, como a musicalidade, a máscara, as loas, o canto, o jogo e a dança.

Com dramaturgia e texto do autores e dramaturgos Luis Alberto de Abreu e Calixto de Inhamuns, o espetáculo propõe o diálogo entre o universo fantástico das figuras tradicionais e a poética urbana das grandes metrópoles, revelando o potencial expressivo e crítico social das máscaras brasileiras.

 

Sinopse

 

Um senhor poderoso manda construir uma cidade para ser exemplo de modernidade, organização lucrativa e prazerosa.  Jogos e divertimentos informais, a comicidade corrosiva, combativa ou despretensiosa são malvistas. Nela o artista perde a sua função, a tradição é vista com menosprezo e começa a haver um processo de divisão, higienização social e violência. O ser humano começa a perder suas raízes e o poder torna-se decadente e solitário. Para povoá-la, seu administrador, o Capitão Marinho, compra de Mestre Ambrósio, um vendedor de Figuras, um saco de figuras. O Capitão porém começa a expulsá-las pois elas não tem utilidade, nem dinheiro, nem qualificação para morar na cidade. Ambrósio tenta modificar algumas figuras para que elas fiquem. Enquanto figuras são expulsas, outras querem entrar. A morte de uma das figuras gera uma revolta que é sufocada. Surge um Cavalo e lidera as figuras na construção de uma outra cidade onde elas caibam.

 

 

Ficha Técnica

 

Atores Criadores: Alicio Amaral, Cibele Mateus, Juliana Pardo e Val Ribeiro | Dramaturgia: Luís Alberto de Abreu e Calixto de Inhamuns | Texto: Luís Alberto de Abreu e Calixto de Inhamuns | Pesquisa Dramatúrgica (Cavalo Marinho): Alício Amaral e Juliana Pardo |  Orientação Artística: João das Neves | Direção Geral: Cia. Mundu Rodá | Pesquisa em Máscaras Teatrais e Confecção de Máscaras: Fernando Linares | Pesquisa em Máscaras do Cavalo Marinho: Alicio Amaral, Juliana Pardo, Cibele Mateus e Val Ribeiro | Pesquisa e Figurinos: Mila Reily | Cenário e Adereços: Cesar Resende | Criação e Orientação Musical: Alício Amaral | Músicos: Daniel Rodrigues e Adriano Soares | Orientação/Provocação - Figuras do Cavalo Marinho: Mestre Inácio Lucindo e Mestre Biu Alexandre | Orientação e Workshop Máscara Neutra, Larvárias e de Velhos: Fernando Linares | Pintura das Máscaras de Cavalo Marinho: Murilo de Paula | Projeto Audiovisual: Panamérica Filmes | Produção: Mariana Pardo.

 

Processo de criação e montagem 

FIGURAS INESPERADAS

Pesquisa, Criação e Montagem. 

Estudos sobre as corporeidades das Figuras do Cavalo Marinho.

Orientacão Mestres: Ensaio com Metsre Inácio Lucindo de Ferreiros-PE.

Orientacão Mestres: Encontro com Dramaturgos.

Experimento Cênico Contexto: Figuras com Mestre Inácio Lucindo. 

Experimento Cênico Contexto: Figuras com Mestre Biu Alexandre de Condado-PE. 

Experimento Cênico Contexto: Teaser Sambada com  Mestre Inácio Lucindo. 

Experimento Cênico Contexto: Teaser Sambada com  Mestre Biu Alexandre.

Experimento Cênico Des-Contexto: Improvisacão Ambrósio e Mestre Inácio Lucindo - Instituto de Artes Unesp - Barra Funda.

Experimento Cênico Des-Contexto: Improvisacão Empareados com Mestre Biu Alexandre - Centro de Pesquisa e Formação SESC SP.

Experimento Cênico Des-Contexto:  Chamada Praça Pinheiro da Cunha - Ipiranga-SP.

Desdobramentos: Palestra com Mestre Biu Alexandre - Centro de Pesquisa e Formação SESC SP.

Desdobramentos: Workshop com Mestre Inácio Lucindo e Cia. Mundu Rodá - IA Unesp.

Desdobramentos: Intercâmbio com Mestre Biu Alexandre, Mundu Rodá e OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba. 

Figuras do Cavalo Marinho

Em Busca de Corporeidades para o Ator/Bailarino a partir da Dança Tradicional do Cavalo Marinho