Show Musical

Rabeca Primeira Sonora

Sinopse

 

Que sonora é essa que me atravessa? Que instrumento tão especial é esse? Tantos Brasis num só pedaço de madeira. A rabeca é um instrumento proveniente do Rebab (instrumento importado do Norte da África), tendo notícias de sua utilização desde a Idade Média. Precursor do Violino, é encontrada em diversas manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização brasileira. Cada rabeca possui um som único, penetrante - sua digital sonora. Com quatro, três ou cinco cordas, arcos de diferentes tamanhos, diferentes madeiras e formas, este instrumento nos apresenta aos ouvidos sonoridades inesperadas vindas de terras remotas. Cada rabequeiro carrega o seu som, que brota e fulorece em toadas e baianos. 

O Show Musical Rabeca Primeira Sonora, criado por Alício Amaral, propõe uma imersão no universo sonoro da Rabeca (instrumento popular de arco semelhante ao violino), e a apresentação deste riquíssimo instrumento musical, ainda pouco conhecido e difundido no Brasil, e suas potencialidades musicais, timbres e “sotaques". 

Através de composições próprias Alício Amaral propõe um diálogo entre a música popular tradicional e a música Erudita. Dois mundos não tão distintos que apontam um chão firme e fértil para trilhar. Som por som, Rabeca Primeira Sonora, apresenta possibilidades de criação musical à partir das matrizes musicais tradicionais brasileiras. 

 

Clipping Alício Amaral 

CD

Rabeca Primeira Sonora

 

Ficha Técnica

CD Rabeca Primeira Sonora

 

 

Produzido por Alício Amaral.

Direção Musical e Arranjos: Alício Amaral, Luiz Fiaminghi e Luciano Fagundes.

Participação Especial: Siba e Maurício Maas.

Músicos Convidados: Daniel Rodrigues, Eder “O” Rocha, Juliana Pardo, Julius Gonçalves, Luciano Fagundes, Luiz Fiaminghi, Maurício Maas, Paulo Dias, Siba e Zezinho Pitoco.

Direção de Gravação: KK Akamine.

Gravado e Mixado por KK Akamine no Estúdio Cachuera! (São Paulo).

Produção executiva: Cia. Mundu Rodá.

Fotos: Christian Piana.

Capa e Projeto Gráfico: Lisiane Leite.

Voltar para a página anterior